
Auguste Lumière (1862-1954) e Louis Lumière (1864-1948) nascem em Besançon, na França. Filhos de um fotógrafo e proprietário de indústria de filmes e papéis fotográficos, eram praticamente desconhecidos no campo das pesquisas fotográficas até 1890. Após freqüentarem a escola técnica, realizam uma série de estudos sobre os processos fotográficos, na fábrica do pai, até chegarem ao cinematógrafo. Louis Lumière é o primeiro cineasta realizador de documentários curtos. Seu irmão Auguste participa das primeiras descobertas, dedicando-se posteriormente à medicina.
Os filmes dos irmãos Lumière eram de curta duração e não contavam uma história. Apenas registravam cenas da vida cotidiana.
A primeira exibição pública das produções dos irmãos Lumière ocorre em 28 de dezembro de 1895, no Grand Café, em Paris. A saída dos operários das usinas Lumière, A chegada do trem na estação, O almoço do bebê e O mar são alguns dos filmes apresentados.
As produções são rudimentares, em geral documentários curtos sobre a vida cotidiana, com cerca de dois minutos de projeção, filmados ao ar livre.
Acho interessante eles usarem as imagens para mostrar as emoções, sem dizer nada...
ResponderExcluirEster nº11
acho interesante na quela epoca ja esta iniciando a carreira do cinena e muito evoluido para epoca
ResponderExcluiradriano n° 01
Eu achei muito interesante porque deu pra ver a evolução do cinema antigo para o cinema de agora.
ResponderExcluirbrayan n°5